Você está aqui: Página Inicial > Coleções > Zoológica > Crustáceos > Siri-do-mangue (Callinectes exasperatus)
conteúdo

Notícias

Siri-do-mangue (Callinectes exasperatus)

Coleção Crustáceos

publicado: 30/07/2024 22h13, última modificação: 15/04/2025 16h08

Código: CRU120 

Espécie: Callinectes exasperatus 

Nome popular: Siri-do-mangue 

Caracterização: O siri-de-mangue ou siri-açu como é conhecido por atingir um tamanho maior no seu estado adulto que os siris de outras espécies, possui uma carapaça larga com “espinhos” nos terminais, que são formadas de carbono de cálcio. A espécie C. exasperatus possui cor acinzentada no centro da sua carapaça e na medida que vai se aproximando das patas, a coloração começa a ganhar uma nova nuance, tendo agora um tom marrom. A extremidade de algumas de suas garras podem apresentar uma coloração azulada. Diferente dos caranguejos, os siris possuem dez patas, sendo duas as auxiliadoras na locomoção do crustáceo em água. Na terra o siri utiliza apenas quatro patas. O corpo é achatado e a cabeça e tórax são ligados como uma só peça, as garras são utilizadas como mecanismo de defesa, caça e são utilizadas para levar a alimentação até a boca. 

Habitat: Pode ser encontrado em toda região do litoral baiano e em ambientes que possuem um teor de salinidade, tais como mangues do estuário (mistura de água de rio com mar) ou no ambiente marinho. 

Hábitos: Seus hábitos são semelhantes aos de outros Siris e caranguejos, fazem tocas para se abrigar. 

Alimentação: Assim como os demais crustáceos, o siri-de-mangue se alimenta de restos de animais mortos, como peixes e outros frutos do mar, por este motivo são conhecidos como os “urubus do mar”. Contudo isso não é uma característica específica dos siris-de-mangue, visto que os caranguejos e as demais espécies de siri possuem uma dieta similar. A depender da localização do mangue, o siri que nele habita possui uma dieta mais seletiva. 

Reprodução: Na reprodução a fêmea da espécie possui a capacidade de incubar no seu abdômen aproximadamente dois mil ovos, o período de incubação dura em torno de 16 e 17 dias, em períodos em que a temperatura ambiente é superior a 25°C, esse prazo pode cair para até 15 dias. 

 

Fonte: https://slowfoodbrasil.org.br/arca_do_gosto/siri-de-mangue/ 

 

registrado em: