Notícias
Aratu (Sesarma rectum)
Coleção Crustáceos
Código da espécie: CRU018; CRU125; CRU186; CRU215; CRU248; CRU276; CRU273; CRU386; CRU389.
Espécie: Sesarma rectum
Nome popular: Aratu pelo tamanho
Distribuição: É encontrado desde a Venezuela até o estado de Santa Catarina, Sul do Brasil.
Caracterização: São caranguejos achatados de porte médio, carapaça quadrada, um pouco mais larga do que comprida, e pernas dispostas lateralmente. Seus olhos se localizam nas bordas antero-laterais da carapaça.
Habitat: É um caranguejo semi-terrestre, habitando áreas marginais alagadas adjacentes a estuários, junto ao limite superior do mangue.
Hábitos: Os adultos habitam um terreno quase seco e arenoso, cavando tocas em áreas cobertas, geralmente junto à base de arbustos e entre a vegetação marginal. Constroem um sistema de túneis interconectados, com vários corredores horizontais e verticais. Por outro lado, os animais mais jovens tendem a ocupar áreas mais alagadas e próximas à água. Com o crescimento, migram para locais mais altos.
Alimentação: São animais com dieta essencialmente vegetariana e onívoros oportunistas.
Reprodução: Reproduz-se continuamente ao longo do ano, mas com dois picos, no inverno e no verão. Possuem um padrão intermediário de reprodução, parcialmente abreviado. Produz ovos relativamente grandes, medindo 0,6 mm, num número que pode chegar a 20 mil ovos. Podem ocorrer desovas sequenciais, até 3 dias após a liberação das larvas.
Curiosidades: Ocupam diversos habitats de salinidades diversas, desde desembocaduras de rios com salinidade mais elevada, até terrenos mais interiores com água quase doce.
Fonte: