Você está aqui: Página Inicial > Coleções > Zoológica > Crustáceos > Guaiamu (Cardisoma guanhumi)
conteúdo

Notícias

Guaiamu (Cardisoma guanhumi)

Coleção Crustáceos

publicado: 30/07/2024 21h08, última modificação: 15/04/2025 16h07

Código: CRU117

Espécie: Cardisoma guanhumi

Nome popular: Guaiamu

Caracterização: É um caranguejo de grande porte, podendo chegar a mais de 11 cm de carapaça e  pesar mais de 500g. O macho apresenta uma garra maior que a outra e são extremamente fortes, capazes de quebrar carapaças de outros crustáceos. Sua coloração pode ser azulada ou acinzentada. 

Habitat: São mais comuns no nordeste do Brasil, mas podem ser encontrados em todo o litoral  brasileiro. Este caranguejo pode habitar restingas e manguezais. 

Hábitos: Eles fazem tocas no lodo para se abrigarem, esses buracos são cavados até a linha d’água e no fundo de cada buraco existe uma piscina. Cada guaiamu tem seu próprio buraco e estes não têm comunicação entre si. Conseguem respirar dentro e fora da água, mas passam a maior parte do tempo fora da água. 

Alimentação: Se alimentam de frutos e folhas, mas também podem comer insetos, animais mortos ou qualquer outro alimento que possam carregar para sua toca. 

Reprodução: Atingem a maturidade sexual com 4 anos. O ciclo reprodutivo é totalmente ligado às estações quentes do ano e às fases da lua. As fêmeas carregam os ovos por aproximadamente duas semanas. Em noite de lua cheia do verão as fêmeas migram juntas para o mar para liberar as larvas recém eclodidas para o mar, que dependem de água salgada para sobreviver. 

 

Fonte: http://www.klimanaturali.org/2011/05/guaiamu-cardisoma-guanhumi.html?m=1 

 

registrado em: