Porque?
As coleções biológicas são fundamentais para o conhecimento da biodiversidade, por constituírem um importante acervo das espécies locais e realizarem a preservação ex-situ de espécimes fora de seu habitat natural. As coleções didáticas possuem o diferencial de contribuírem para a formação acadêmica dentro dos cursos na área ambiental.
As coleções biológicas exercem um papel fundamental na ciência, sendo essencial em diferentes áreas do conhecimento, destacando-se os estudos taxonômicos, o conhecimento da biodiversidade, para o deposito de pesquisas pregressa e para serem utilizadas no ensino (Martins, 1994). As coleções didáticas, subdividem-se em coleções didáticas, coleções de pesquisa, coleções regionais, coleções especiais, coleção de identificação e coleção e tipos. As coleções didáticas são aquelas destinadas ao ensino, frequentemente organizadas em instituições de ensino (Martins, 1994). As coleções didáticas estão relacionadas aos grupos objetos da coleção, como botânica, de microrganismos ou zoológica. As coleções didáticas têm como característica armazenar material de curta duração, o qual é destruído ou danificado pelo manuseio constante ou por pessoas em treinamento, sendo necessária uma renovação constante. As coleções didáticas podem receber materiais que não são adequados a coleções científicas, como exemplares sem procedência ou danificado (Martins, 1994). Podem também conter exemplares para exposições, organismos raramente observados pelo público geral, chamativos e que despertam curiosidade sobre a biodiversidade, desempenhando um papel pedagógico e de sensibilização ambiental muito importante. As coleções didáticas de Zoologia e Botânica são essenciais para subsidiar aulas experimentais de Zoologia, disciplina que envolvem questões evolutivas e de interesse econômico, médico e sanitário. O uso desses animais para o ensino desperta nos acadêmicos curiosidade, por meio da observação e manipulação dos organismos, auxiliando também o professor no processo didático-pedagógico.