Você está aqui: Página Inicial > Coleções > Zoológica > Aves > Gralha-azul (Cyanocorax caeruleus)
conteúdo

Notícias

Gralha-azul (Cyanocorax caeruleus)

Coleção Aves

publicado: 01/03/2024 16h40, última modificação: 30/07/2024 20h33

Código da espécie: AVE030

Espécie: Cyanocorax caeruleus

Nome popular: Gralha-azul

Distribuição: Floresta de Araucária, Mata Atlântica, diferentes estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e litoral Paulista. 

Caracterização: Coloração azul, a cabeça preta até a região frontal do pescoço 

Habitat: Interior da borda de florestas, principalmente em pinheirais. No entanto, podem ser encontradas em outras florestas de mata atlântica. 

Hábitos: As gralhas azuis andam em bando de 4 a 15 indivíduos separados hierarquicamente, e por clãs. Tem o hábito de esconder semente de pinheiro para garantir o alimento. 

Alimentação: É uma espécie Onívora, se alimentam de frutos, pinhão, ovos, e até filhotes de outras aves. Também podem comer pequenos invertebrados como os insetos. 

Reprodução: As fêmeas geralmente são menores. O período reprodutivo se inicia em março e vai até outubro. Todos do bando contribuem na formação dos ninhos, que ficam nas partes mais altas da árvore (Araucária), onde são colocados 4 ovos de cor azul e manchas claras.

Curiosidades: A comunicação é bem complexa, contando com 14 termos (gritos) distintos. É ave símbolo do Paraná por conta das Florestas de Araucária.

 

Fonte: 

https://www.wikiaves.com.br/wiki/gralha-azul

 

registrado em: