Você está aqui: Página Inicial > Coleções > Zoológica > Aves > Coruja-buraqueira (Athene cunicularia)
conteúdo

Notícias

Coruja-buraqueira (Athene cunicularia)

Coleção Aves

publicado: 30/07/2024 20h46, última modificação: 30/07/2024 20h46

Código da espécie: AVE034

Espécie: Athene cunicularia

Nome popular: Coruja-buraqueira

Caracterização: Podem chegar a 19-26 cm de comprimento e peso de 147-240 g. Quando adulto possui coloração predominante marrom-acastanhado (cor-de-terra), no entanto, às vezes também pode apresentar uma aparência avermelhada causada por solos de terra roxa. Seu ventre é mais claro, de cor creme, levemente estriado e barrado de marrom ou castanho. A cabeça é arredondada, sem penachos, com sobrancelhas brancas (ou creme), íris amarela, dedos e tarsos amarelo-pálido e bico amarelo-marfim.

Distribuição: Possui ampla distribuição nas Américas, ocorre desde o Canadá e Estados Unidos até o extremo sul da América do Sul, incluindo todo o Brasil (ausente apenas nas áreas densamente florestadas).

Habitat: Pode ser encontrado em qualquer área aberta ou semi-aberta, como campos naturais, restinga em praias, pastagens, gramados e terrenos baldios em áreas urbanas.

Hábitos: É uma espécie terrícola, nidifica no solo, seja em buracos abertos por ela mesma ou abandonado por tatus, os quais são readaptados pela coruja. Por isso, é comumente observada empoleira em mourões de cerca, fios e postes, montes de terra ou no solo próximo do ninho.

Alimentação: É uma voraz predador de invertebrados, caça desde mariposa e besouros até aranhas e escorpiões.

Reprodução: Coloca de 6 a 11 ovos, com período de incubação de 28-30 dias. A fêmea é responsável pela incubação, enquanto o macho pela entrega de alimento ao ninho. Os filhotes começam a se aventurar para fora do ninho com 14 dias de vida, normalmente ficam na entrada do buraco aguardando os adultos. Já com 44 dias de vida, os filhotes saem do ninho, e com 49-56 dias aprendem a caçar.

 

Fonte:

 http://www.avesderapinabrasil.com/athene_cunicularia.htm