Notícias
Sucuri-verde (Eunectes murinus)
Coleção Répteis
Código da espécie: REP033
Espécie: Eunectes murinus (Linnaeus, 1758)
Nome popular: Sucuri-verde.
Caracterização: Elas podem apresentar vários metros de comprimento, havendo registros de indivíduos apresentando 7 metros. Além de grandes, as sucuris são animais musculosos, característica que permite que elas tenham grande força. Em relação ao seu porte, é importante destacar que as sucuris são consideradas as maiores serpentes do mundo em termos de massa. A sucuri-verde, por exemplo, pode pesar até 100 kg. Em termos de comprimento, elas perdem o primeiro lugar para a gigante píton. Como salientado anteriormente, as sucuris possuem hábitos semi aquáticos, sendo a água o local onde conseguem caçar e se reproduzir. São exímias nadadoras, sendo o nome do gênero derivado do grego, sendo que eu significa “bom” e nektes significa “nadador”. As espécies de sucuris possuem olhos e narinas localizados mais no topo da cabeça, sendo essa característica associada a seu estilo de vida.
Distribuição: São encontradas na América do Sul. No Brasil, podem ser encontradas sucuris em todas regiões, de norte a sul. Os maiores exemplares são encontrados na Amazônia, pois lá encontra-se o habitat perfeito para a sobrevivência desses animais.
Habitat: As sucuris são animais de hábitos semi aquáticos, ou seja, que vivem em meio aquático, mas também no ambiente terrestre. Por apresentarem hábitos semiaquáticos, esses animais são observados vivendo em regiões próximas a rios, lagos, lagoas, brejos e pântanos, por exemplo.
Hábitos: Geralmente, evitam contato com humanos e, quando se sentem ameaçados, o mínimo que pode acontecer é reagir com uma mordida à pessoa. Extremamente raros são os casos de pessoas serem ingeridas, isso só acontece quando o animal está com muita fome. Vivem a maior parte do tempo submersas, pois na água é onde elas são mais rápidas, ficando mais fácil a captura dos alimentos.
Alimentação: As sucuris são animais carnívoros que podem se alimentar de diferentes vertebrados aquáticos e terrestres. São animais que fazem parte de sua dieta as capivaras, porcos-do-mato, antas, cervos e também jacarés. Vale salientar que a presa dependerá da espécie estudada e também de seu local de ocorrência. Devido à destruição de seu habitat, alguns indivíduos podem entrar em áreas habitadas, sendo conhecidos casos, por exemplo, de sucuris que se alimentaram de bezerros e até mesmo de cães. É importante destacar que por se alimentarem de presas grandes, esses animais realizam relativamente poucas refeições. Além disso, apresentam taxas metabólicas baixas, o que significa uma grande economia de energia.
Reprodução: Essa espécie se destaca pelo sistema de acasalamento chamado bolo de reprodução. A fêmea libera um feromônio que atrai vários machos, que formam um verdadeiro bolo de serpentes. Já foram descritos bolos de reprodução com mais de 10 machos. Um fato interessante é que as fêmeas não se reproduzem todo o ano, uma vez que se trata de um evento que necessita de grande gasto energético.
Fonte:
https://www.biologianet.com/biodiversidade/sucuri.htm
https://www.biodiversity4all.org/taxa/32213-Eunectes-murinus